[ VER TAMBÉM BOTOX USO TERAPÊUTICO]
CONTEXTO
A injecção de toxina botulínica para o tratamento de linhas faciais dinâmicas é a terapia cosmética mais popular nos Estados Unidos da América. Teve uma taxa de crescimento, desde 1997, de 4700%. Para além de ter aumentado exponencialmente a sua utilização, houve também uma expansão nas indicações cosméticas. Inicialmente, o tratamento encontrava-se limitado ao terço superior da face, incluindo as linhas glabelares, linhas frontais horizontais e “pés de galinhas”. Hoje em dia, a indicação estendeu-se aos terços médio e inferior da face, bem como ao pescoço. Além de servirem para o “apagamento de rugas”, hoje a utilização da toxina botulínica inclui outros objectivos, como levantar e definir as sobrancelhas, aumentar a fenda ocular, delinear o contorno de mandíbulas quadradas e, até, dar uma nova forma à região gemelar.As duas toxinas usadas para uso cosmético são do tipo A: toxina onabotulínica (Botox®) e toxina abobotulínica (Dysport®).
 
PRINCÍPIOS DO USO ESTÉTICO
As principais forças responsáveis pelo envelhecimento facial são:
* a gravidade;
* a maturação dos tecidos moles e remodelação esquelética, que resultam numa diminuição do volume;
* actividade muscular, que resulta em rugas hiperdinâmicas;
* alterações solares, que afectam a cor, a textura e a elasticidade da pele.
 
Em cosmética, o principal uso da toxina botulínica é atinente aos músculos da mímica facial. Estes têm, regra geral, inserções nos tecidos moles e, quando contraem, movimentam a pele sobrejacente. Com as contracções musculares repetidas, as dobras e as pregas formadas na pele geram, ao longo do tempo, fendas a que chamamos “rugas”. A toxina botulínica enfraquece, temporariamente, os músculos responsáveis pela sua formação, melhorando, e mesmo eliminando, as rugas dinâmicas.
Os doentes procuram, muitas vezes, alterações subtis, a que o médico deve saber dar resposta: por exemplo, o indesejável «ar congelado» deve ser substituído por uma aparência mais natural e relaxada. As alterações são notadas em até duas semanas após a injecção. 
 
ÁREAS TRATADAS
Glabela (rugas entre as sobrancelhas)
Região frontal (rugas da testa)
Olhos (pés de galinhas)
Nariz (linhas de coelhinho)
Lábios (rugas radiais dos lábios, sorriso gengival, sulco nasolabial)
Cantos da boca (cantos da boca virados para baixo)
Mento (rugas no queixo e pele em ‘casca de laranja’)
Pescoço (rugas verticais do pescoço)
 
As linhas glabelares (entre as sobrancelhas) representam uma das unidades cosméticas mais frequentemente tratadas. São as rugas que se formam quando fazemos um ar zangado. Têm uma excelente resposta à toxina botulínica.
 
As linhas horizontais da região frontal são facilmente tratadas pela injecção do músculo frontal. São as rugas que se formam, na testa, quando arqueamos as sobrancelhas.
 
Os “pés de galinha”, ou rugas do canto ocular lateral, são causados, sobretudo, pela contracção das fibras externas do orbicularisoculi. Apresentam também uma excelente resposta ao tratamento com toxina botulínica.
 
Uma convexidade formada na pálpebra inferior durante o sorriso pode ser atribuída à região pré-tarsal do orbicularisoculi. Pode ser injectada esta região. O resultado final é uma diminuição da convexidade formada durante o sorriso e uma fenda palpebral mais aberta e amendoada.
 
As “linhas de coelhinho” são produzidas na acção de enrugar o nariz, podendo acentuar-se com a fala, o sorriso ou o ‘ar zangado’. Resultam da contracção do músculo nasalis, podendo ser tratadas com toxina botulínica.
 
O rejuvenescimento da boca pode ser conseguido, através de pequenas doses de toxina botulínica. As “linhas de fumador” (às vezes também referidas como «código de barras”) são linhas labiais radiais, muito comuns, particularmente nas mulheres. O franzir repetitivo dos lábios, que é um movimento do orbicularisoris (músculo orbicular dos lábios), contribui para o desenvolvimento destas linhas. As rugas labiais radiais podem interferir com o uso de bâton, o qual pode escorrer, ou “sangrar”, por elas. Estas rugas podem beneficiar de toxina botulínica. A toxina não só reduz as rugas, como aumenta o volume labial, predominantemente à custa de uma eversão parcial do lábio.
 
Os cantos da boca representam outra região cosmética importante. Dado que se vão deprimindo (virando-se para baixo) com a idade, parecem representar ira ou tristeza. Com a toxina, pode conseguir-se uma posição neutra ou até levantar os cantos.
 
Apesar do tratamento mais habitual do sulco nasolabial ser feito com preechimento, alguns doentes podem beneficiar com terapia por toxina botulínica, sobretudo se for como adjuvante.
 
Os doentes com um “sorriso gengival”, no qual todos os incisivos e uma parte da gengiva ficam visíveis, são também bons candidatos à terapia com toxina botulínica.
 
Fazer covinhas no queixo resulta do músculo mentalis (músculo da borla do mento), e pode conduzir a uma aparência em “casca de laranja” ou em “bola de golfe” (hiperfunção do músculo referido). Essa aparência tende a ficar cada vez mais pronunciada com o avançar da idade e consequente perda de espessura da pele e tecido subcutâneo. Uma dose de toxina botulínica pode dar uma aparência mais lisa e relaxada ao queixo. Se existir uma ruga mentoniana profunda, também pode haver melhoria.
 
As rugas verticais do pescoço podem ser proeminentes nalgumas pessoas, tanto em repouso como durante os movimentos. Estas rugas beneficiam da toxina botulínica. As linhas horizontais, ou em colar, também podem ser tratadas com toxina botulínica, mas respondem menos do que as linhas verticais.
 
DOSES PREVISTAS
Glabela: 15-20 unidades
Região frontal: 12-16 unidades
Olhos: 30 unidades
Nariz: 2-6 unidades
Lábios: 7-18 unidades (rugas) + 6-10 unidades (sorriso gengival e/ou sulco nasolabial)
Cantos da boca: 6-10 unidades
Mento: 2,5-5 unidades
Pescoço: 50 unidades
 
ESTRUTURA
Consulta: sobretudo informativa, aconselhamento, assinar um consentimento informado e obter documentação fotográfica do doente em repouso e em animação máxima, etc.
 
Consulta com tratamento: consulta em que se realiza o tratamento
Medicina Estética
Botox - Uso estético
I&D 
CONTACTOS 
DOMICÍLIOS 
QUEM SOMOS 
O QUE FAZEMOS 
INÍCIO
QUEM SOMOS
FILOSOFIA e MISSÃO
CORPO CLÍNICO
ESTRUTURA
SAÚDE PARA TODOS
OPINIÕES
O QUE FAZEMOS
CONSULTAS
MEDICINA DESPORTIVA
MEDICINA ESTÉTICA - BOTOX
MEDICINA FISICA E REAB.
MEDICINA GERAL e FAMILIAR
ORTOPEDIA
OSTEOPATIA
OZONOTERAPIA
PSICOLOGIA
TERAPIA da FALA
AVALIAÇÃO de CONDUTORES
I&D
PROGRAMA SOLIDÁRIO
OZONO
 
PARCERIAS
CONTACTOS
.............FACEBOOK
 

SUBSCREVER NEWSLETTER
Lã Preta Design
©2013 Welldone Clinic - Termos de Utilização e Privacidade
03
Serviço Domiciliário
Por si vamos lá
01
Fisioterapia Recupere Connosco
02
Ozonoterapia
Regenere-se
TRATAMENTOS
ENFERMAGEM
OZONOTERAPIA
BEM ESTAR
PILATES
YOGA
DRENAGEM LINFÁTICA
CLASSES de MOBILIDADE
MASSAGEM INFANTIL
PREPARAÇÃO NASCIMENTO
RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO