Para além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada noutras situações:
Blefarospasmo: tique em que as pessoas piscam os dois olhos com mais força e frequência do que habitual. Pode ser agravado com stress, luminosidade e cansaço. Dificulta a visão, incluindo a leitura e ver televisão. São injectados com pequenas doses os músculos responsáveis pelo encerramento dos olhos.
Cãibra de escrivão: contracções involuntárias da mão, que impedem a pessoa de escrever normalmente. Tentam identificar-se os músculos responsáveis, que depois são injectados.
Espasticidade: rigidez muscular dos membros superiores e inferiores, que aparece em patologias do Sistema Nervoso Central, como depois de um AVC ou em doentes com esclerose múltipla ou paralisia cerebral. Identificam-se os músculos afectados, que são injectados.
Espasmo hemifacial: espasmo dos músculos de um dos lados da cara; muitas vezes aparece em doentes que já tiveram uma paralisia facial periférica. Com o exame clínico identificam-se os músculos que entram em espasmo, sendo injectados.
Lombalgia crónica: dor na região lombar com duração superior a 3 meses. Injecta-se a região lombar.
Síndromes miofasciais: dores musculares crónicas localizadas a um músculo, habitualmente associadas a pontos-gatilho (trigger points ou, mais informalmente, “nós” musculares). Muitas vezes surgem na região da coluna cervical (região posterior do pescoço) ou entre as omoplatas, como consequência de má postura. Injecta-se o “nó” muscular responsável pela dor permanente.
Enxaquecas: indicação muito recente; aprovada pela FDA, nos Estados Unidos da América, após estudos científicos demonstrarem a sua eficácia. São injectados vários pontos na cabeça e no pescoço.
Perturbações do suor (hiperidrose palmar e axilar): pessoas que suam em demasia das palmas das mãos, plantas dos pés ou axilas. São injectadas as regiões hiper-sudoréticas, sendo os resultados excelentes e duradouros (cerca de 6 meses). Esta terapêutica permite evitar as cirurgias.
Em todas estas situações os resultados são excelentes, com excepção da cãibra do escrivão, em que os resultados são moderados.