Público-alvo: Todas as pessoas, mas especialmente indicado, a quem apresenta alterações posturais, problemas cervicais, dorsais, lombares e de equilíbrio/coordenação.
O Pilates Clínico é um método que tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos por fisioterapeutas. É uma adaptação ao Pilates tradicional, de acordo com investigações científicas, o que permite ser dirigido para o problema específico de cada pessoa.
É uma ferramenta muito importante no tratamento de disfunções da coluna vertebral. A dor crónica lombar é uma condição cada vez mais prevalente, 80% da população já experienciou esta dor, pelo menos uma vez na vida, o que revela uma preocupação crescente no sentido da prevenção e tratamento da dor crónica. Ora, ela é originada principalmente pelas más posturas originadas através de posições que adotamos (no trabalho, em casa). A dor vai provocar um enfraquecimento dos músculos da coluna e, por consequência, uma enorme carga para a coluna lombar. Assim, o Fisioterapeuta vai ajudar a melhorar a estabilidade da coluna, ao promover a ativação dos músculos mais profundos, responsáveis pela postura.
Através de uma avaliação pormenorizada, o fisioterapeuta pode recorrer a este método com o objectivo de prevenção da doença, reabilitação ou promoção da saúde e, por consequência da qualidade de vida do utente. Assim sendo, o Pilates Clínico baseia-se em 8 princípios: Respiração; Concentração; Alinhamento; Centralização; Precisão/controlo; Movimentos Fluidos; Isolamento Integrado; Endurance/Repetição.
Então, sendo instruído por fisioterapeutas e praticado regularmente, sem compensações, com a progressão e intensidade adequados o Pilates Clínico aumenta a funcionalidade da pessoa e diminui a sua dor, proporcionando-lhe mais qualidade de vida.
Fisioterapia Recupere Connosco